23 de maio de 2008

desembucha.com


Já ouviu falar do desembucha.com? Provavelmente não. O desembucha.com foi o primeiro (até onde eu sei) site brasileiro para criação/hospedagem de blogs, que teve uma curta vida entre maio de 2001 a setembro do mesmo ano.

O site surgiu porque eu queria começar um blog, e cismei de desenvolver um sistema próprio. Se me lembro bem, o Blogger (irônico, não?) na época exibia banners nos blogs, e eu achava isso meio invasivo. Daí a idéia de um sistema próprio, sem banners e tal.

Assim que concluí a primeira versão, mostrei a aplicação ao Guilherme, que topou hospedá-la junto ao brTravel, outro site que tínhamos e que também foi pro saco, que é papo pra outra hora.

Originalmente o desembucha.com seria de uso apenas nosso e de alguns (poucos) amigos e familiares. Como a idéia foi bem recebida e sempre tinha alguém que queria indicar o site para outra pessoa, resolvemos registrar um domínio próprio e disponibilizá-lo para acesso público.

Nessa de um indica o site para outro e coisa tal, acabamos aparecendo em matérias sobre blogs no Globo, Jornal do Brasil, Veja e Info Exame. Com essa exposição toda, chegamos a quase 4000 blogs cadastrados e aproximadamente 10000 acessos diários.

O consumo de recursos do site ficou então muito grande, em parte pelo processamento das páginas, já que usávamos uma linguagem interpretada, e em parte pelo consumo de banda. Assim, fomos "convidados" a assinar um plano de hospedagem em um servidor dedicado. Como sustentávamos o site com recursos próprios, tivemos que tirá-lo do ar, já que esses planos de hospedagem em servidores dedicados estavam muito além do que podíamos arcar.

Com essa parada no site, muitos usuários nos xingaram, reclamaram e mais uma vez fomos matéria de jornal. Tentamos ressuscitar o desembucha.com ainda em 2001, mas não tivemos sucesso. Aos poucos, então, a idéia foi morrendo e se perdendo, até sumir completamente em meio às nossas atividades diárias.

No fim das contas, foi uma experiência legal. Foi dífícil, mas divertido.

Nenhum comentário: